PPCI para eventos | Seu evento seguro contra incêndios

Sabemos que cuidar dos preparativos de um evento não é nada fácil, não é mesmo?! E para realizar um evento com segurança, é preciso a elaboração de um plano de PPCI para eventos. Ainda mais agora, pois os eventos presenciais estão voltando aos poucos e é necessário todas as medidas de segurança possíveis.

Exigido por lei, o PPCI precisa ser realizado em todos os eventos temporários, sendo assim, acompanhe a seguir e saiba o que é o PPCI e o que ele engloba.


PPCI para eventos

Em primeiro lugar, é considerado evento, todos os acontecimentos que são previamente planejados e coordenados, que possam conter o maior número de pessoas possíveis em um mesmo espaço físico e temporal cujo o ambiente ofereça riscos. E esses riscos são classificados de acordo com os níveis de perigo aos expectadores do evento.

Existem 5 níveis de risco, os quais levam em consideração a quantidade de pessoas presentes no evento. São eles:

PPCI para eventos
  1. Risco mínimo: eventos com um público de até 1.000 pessoas;
  2. Risco baixo: são eventos que contém até 3.000 pessoas;
  3. Risco médio: eventos com um público de até 10.000 pessoas;
  4. Risco alto: são eventos que contém de 10.001 a 40.000 pessoas;
  5. Risco especial: eventos com um público acima de 40.000 pessoas.

Com base no nível de risco é realizado o PPCI para eventos que, por sua vez, significa plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. O objetivo do PPCI é implementar, administrar e inspecionar os padrões de segurança contra incêndios em diferentes ambientes, onde há a necessidade desses cuidados.

E durante um evento, é obrigatório algumas medidas de segurança que, de acordo com o PPCI, incluam os seguintes elementos:

PPCI para eventos
  • Agentes extintores;
  • Central de incêndio;
  • Acionadores manuais;
  • Detectores de fumaça;
  • Saídas de emergência;
  • Sinalização de emergência; e
  • Iluminação de emergência.

Além dos elementos citados acima, é preciso que o sistema elétrico do local do evento esteja em conformidade com as normas. Sem contar que, se o evento for de grande porte, é necessário a presença de uma brigada de incêndio, bem como o fácil acesso de viaturas na edificação.

Geralmente, é comum que um local seja alugado para a realização de um evento. Diante disso, é recomendável que a pessoa que irá gerenciar o evento verifique se o ambiente possui um SDAI (Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio) completo.

É válido ressaltar que há uma norma que todo gerenciador de eventos deve seguir: a NPA 005 – Regularização de Eventos. Tal norma visa, entre outras coisas, as medidas de segurança contra incêndio e pânico.


Como podemos ver, o PPCI para eventos é de suma importância para a segurança das pessoas. Por isso, ao planejar um evento – seja pequeno, médio ou grande – não deixe de elaborar um plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios e cumprir com suas exigências para a segurança de todos.

Por fim, nossos componentes do SDAI poderão facilitar o cumprimento do PPCI, então, confira aqui nossas melhores soluções para você. Também não deixe de acompanhar em nosso blog dicas e informações importantes como esta.

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Alana Santos