Com a tecnologia cada vez mais presente nas empresas é importante destacar as ferramentas e metodologias que facilitam a relação entre o Contact Center e os clientes. Por isso, hoje vamos falar da árvore de decisão, em geral, utilizada em plataformas de atendimento automatizado, diminuindo os erros operacionais e alcançado certos objetivos.
Árvore de decisão
A árvore de decisão, na computação, é uma metodologia de suporte à tomada de decisão através de uma plataforma automatizada. Trata-se por tanto, de uma espécie de fluxograma predefinido onde a plataforma da comunicação redireciona o cliente ao seu objetivo. Isso acontece pois há um conjunto de elementos que armazenam informações no banco de dados chamado de nó.
Cada nó é um quadro com perguntas seguido de suas possíveis respostas. Existe o nó raiz, que é a pergunta ponto de partida da árvore. O nó raiz (o ponto de partida), permite que a plataforma encaminhe a pessoa para outros nós conhecidos como filhos, ou seja, uma das respostas.
![Plataforma da comunicação](http://storesolutions.ulti.com.br/wp-content/uploads/sites/35/sites/47/2021/03/EF4171FE-8BC0-4C16-AD15-F62FF5C247FC.png)
Esses filhos, por sua vez, encaminham para seus próprios filhos dando sequência no fluxograma, em outras palavras, dando sequência na decisão a ser tomada.
Após o nó raiz, o nó que não possuir filhos conhecido como nó folha ou terminal, é a resolução do problema ou dúvida do cliente. Sendo assim, as árvores de decisão formam um quadro de perguntas e respostas que orientam o cliente até o seu objetivo final.
Persona
Em nossas soluções, oferecemos a plataforma automatizada Persona, a qual possibilita um atendimento primário através de um diagrama estruturado. Além disso, essa plataforma oferece uma otimização com atendimento unificado por chatbot ou chatvoice, proporcionando mais eficiência.
![Plataforma persona](http://storesolutions.ulti.com.br/wp-content/uploads/sites/35/sites/47/2021/03/DDB45BF9-FF4C-41DE-A4DE-0BEF27D040C6.png)
O Persona também possibilita a criação de árvore de decisão inteligente tanto no chatbot quanto no chatvoice, resultando em um atendimento padrão aos clientes.
Certamente é a melhor opção de atendimento automatizado para a sua empresa, reduzindo custos operacionais e solucionando dúvidas e problemas sem a necessidade do atendente.
Por fim, confira aqui nossas soluções em plataformas da comunicação para otimizar sua empresa, e não deixe de investir no que mais importa: o atendimento ao cliente.