Árvore de decisão | Otimizando o seu Contact Center

Com a tecnologia cada vez mais presente nas empresas é importante destacar as ferramentas e metodologias que facilitam a relação entre o Contact Center e os clientes. Por isso, hoje vamos falar da árvore de decisão, em geral, utilizada em plataformas de atendimento automatizado, diminuindo os erros operacionais e alcançado certos objetivos. 


Árvore de decisão

A árvore de decisão, na computação, é uma metodologia de suporte à tomada de decisão através de uma plataforma automatizada. Trata-se por tanto, de uma espécie de fluxograma predefinido onde a plataforma da comunicação redireciona o cliente ao seu objetivo. Isso acontece pois há um conjunto de elementos que armazenam informações no banco de dados chamado de nó.

Cada nó é um quadro com perguntas seguido de suas possíveis respostas. Existe o nó raiz, que é a pergunta ponto de partida da árvore. O nó raiz (o ponto de partida), permite que a plataforma encaminhe a pessoa para outros nós conhecidos como filhos, ou seja, uma das respostas.

Plataforma da comunicação

Esses filhos, por sua vez, encaminham para seus próprios filhos dando sequência no fluxograma, em outras palavras, dando sequência na decisão a ser tomada. 

Após o nó raiz, o nó que não possuir filhos conhecido como nó folha ou terminal, é a resolução do problema ou dúvida do cliente. Sendo assim, as árvores de decisão formam um quadro de perguntas e respostas que orientam o cliente até o seu objetivo final.

Persona

Em nossas soluções, oferecemos a plataforma automatizada Persona, a qual possibilita um atendimento primário através de um diagrama estruturado. Além disso, essa plataforma oferece uma otimização com atendimento unificado por chatbot ou chatvoice, proporcionando mais eficiência.

Plataforma persona

O Persona também possibilita a criação de árvore de decisão inteligente tanto no chatbot quanto no chatvoice, resultando em um atendimento padrão aos clientes.

Certamente é a melhor opção de atendimento automatizado para a sua empresa, reduzindo custos operacionais e solucionando dúvidas e problemas sem a necessidade do atendente.


Por fim, confira aqui nossas soluções em plataformas da comunicação para otimizar sua empresa, e não deixe de investir no que mais importa: o atendimento ao cliente.

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Alana Santos
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