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Como manter uma comunicação assertiva | Confira 7 dicas práticas

Muitas empresas deixam de se destacar ou evoluir por falta de comunicação, por isso, é um assunto muito discutido hoje em dia. Sabendo dessa informação, vamos abordar 7 dicas de como manter uma comunicação assertiva, ajudando você a se tornar um bom profissional.

Então, confira a seguir nossas 7 dicas e um bônus ao final delas.


Como manter uma comunicação assertiva

Antes de mais nada, a comunicação assertiva requer que a pessoa demonstre segurança ao falar e seja direta. E como já mencionamos anteriormente, assertividade não é agressividade – confira aqui. Sendo assim, você pode seguir nossas dicas abaixo sem receio.

7 dicas práticas

1. Fique atento

Comunicação

A comunicação pode acontecer por meio verbal ou não-verbal, devido a isso, fique atento também aos sinais, gestos e expressões. Assim, é possível se adequar de forma prática na comunicação assertiva.

2. Preze seus valores e direitos

Prezar seus valores e diretos dará a você a autoconfiança e segurança necessárias para manter um comportamento assertivo na hora da comunicação.

3. Cuidado ao se expressar

O modo como nos expressamos afeta e muito na comunicação, e é por isso que precisamos cuidar no modo como falamos e nos expressamos fisicamente. Se expressar de forma positiva, mantendo o respeito e a calma ajuda a manter uma boa comunicação sem gerar problemas.

4. Tenha conhecimento

Conhecimento e comunicação

Ter um bom conhecimento não só técnico como também geral, facilita manter uma comunicação assertiva na empresa.

Essa área irá ajudá-lo a ter embasamento, capacidade argumentativa e um bom diálogo. Mas não se preocupe se lhe faltar algum conhecimento durante uma comunicação, aproveite para aprender sobre o assunto.

5. Saiba aceitar feedbacks

Isso mesmo! Para manter uma comunicação assertiva é importante estar aberto ao receber tanto críticas como elogios. São os feedbacks que irão ajudar a melhorar cada vez mais, mas caso não concorde com algo esteja preparado para lidar e argumentar da forma mais respeitosa e cordial possível.

6. Esteja sempre em evolução

Procure estar sempre evoluindo, não só em conhecimentos mas também na comunicação em si. Evoluir é essencial para alcançar bons resultados e construir bons relacionamentos.

7. Nem tudo está sob seu controle

Comunicação

Certamente haverá momentos em que pessoas irão perder o controle durante uma conversa. É por isso que é importante se lembrar de que nem tudo está sob seu controle, exceto você mesmo.

Então, mesmo em situações difíceis, faça o possível para manter o autocontrole e evitar responder de forma irascível. Assim, você vai estar mantendo a assertividade na comunicação, mesmo que a outra pessoa não esteja.

8. Seja um intermediário na comunicação (Bônus)

Esse é um bônus de grande valor que faz parte de como manter uma comunicação assertiva. Pois ao ser intermediário e ajudar colegas que tenham dificuldades para se expressar, além da sua boa ação, você estará incentivando esses colegas a praticarem esse método.


Por fim, a comunicação é vital para o desenvolvimento da empresa, pois uma companhia onde seus colaboradores se comunicam corretamente, certamente alcançará suas metas.

Confira aqui algumas ferramentas de comunicação que facilitará manter esse método assertivo.