Muitas empresas deixam de se destacar ou evoluir por falta de comunicação, por isso, é um assunto muito discutido hoje em dia. Sabendo dessa informação, vamos abordar 7 dicas de como manter uma comunicação assertiva, ajudando você a se tornar um bom profissional.
Então, confira a seguir nossas 7 dicas e um bônus ao final delas.
Como manter uma comunicação assertiva
Antes de mais nada, a comunicação assertiva requer que a pessoa demonstre segurança ao falar e seja direta. E como já mencionamos anteriormente, assertividade não é agressividade – confira aqui. Sendo assim, você pode seguir nossas dicas abaixo sem receio.
7 dicas práticas
1. Fique atento
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A comunicação pode acontecer por meio verbal ou não-verbal, devido a isso, fique atento também aos sinais, gestos e expressões. Assim, é possível se adequar de forma prática na comunicação assertiva.
2. Preze seus valores e direitos
Prezar seus valores e diretos dará a você a autoconfiança e segurança necessárias para manter um comportamento assertivo na hora da comunicação.
3. Cuidado ao se expressar
O modo como nos expressamos afeta e muito na comunicação, e é por isso que precisamos cuidar no modo como falamos e nos expressamos fisicamente. Se expressar de forma positiva, mantendo o respeito e a calma ajuda a manter uma boa comunicação sem gerar problemas.
4. Tenha conhecimento
![Conhecimento e comunicação](http://storesolutions.ulti.com.br/wp-content/uploads/sites/35/2021/06/20210630_163228_0000.jpg)
Ter um bom conhecimento não só técnico como também geral, facilita manter uma comunicação assertiva na empresa.
Essa área irá ajudá-lo a ter embasamento, capacidade argumentativa e um bom diálogo. Mas não se preocupe se lhe faltar algum conhecimento durante uma comunicação, aproveite para aprender sobre o assunto.
5. Saiba aceitar feedbacks
Isso mesmo! Para manter uma comunicação assertiva é importante estar aberto ao receber tanto críticas como elogios. São os feedbacks que irão ajudar a melhorar cada vez mais, mas caso não concorde com algo esteja preparado para lidar e argumentar da forma mais respeitosa e cordial possível.
6. Esteja sempre em evolução
Procure estar sempre evoluindo, não só em conhecimentos mas também na comunicação em si. Evoluir é essencial para alcançar bons resultados e construir bons relacionamentos.
7. Nem tudo está sob seu controle
![Comunicação](http://storesolutions.ulti.com.br/wp-content/uploads/sites/35/2021/06/20210630_170437_0000.jpg)
Certamente haverá momentos em que pessoas irão perder o controle durante uma conversa. É por isso que é importante se lembrar de que nem tudo está sob seu controle, exceto você mesmo.
Então, mesmo em situações difíceis, faça o possível para manter o autocontrole e evitar responder de forma irascível. Assim, você vai estar mantendo a assertividade na comunicação, mesmo que a outra pessoa não esteja.
8. Seja um intermediário na comunicação (Bônus)
Esse é um bônus de grande valor que faz parte de como manter uma comunicação assertiva. Pois ao ser intermediário e ajudar colegas que tenham dificuldades para se expressar, além da sua boa ação, você estará incentivando esses colegas a praticarem esse método.
Por fim, a comunicação é vital para o desenvolvimento da empresa, pois uma companhia onde seus colaboradores se comunicam corretamente, certamente alcançará suas metas.
Confira aqui algumas ferramentas de comunicação que facilitará manter esse método assertivo.