Comunicação estratégica | Conceito e importância nos tempos atuais

A comunicação estratégica é uma área de importância nas corporações, pois através dela são estabelecidos planejamentos que facilitam alcançar os objetivos da empresa. Diante disso, vamos discorrer sobre o conceito e a importância dessa metodologia nos tempos atuais.


Comunicação estratégica

Conceito

A comunicação estratégica trata-se de um conjunto de procedimentos que visam a praticidade e a eficiência na comunicação com o público-alvo através de diferenciados canais. Nota-se que este método é voltado à missão empresarial e envolve todos os colaboradores, para que assim, todos sejam orientados para uma tomada de ação que conquiste o público.

Partindo do ponto da definição da missão, há 3 questões que devem ser levantadas para a implementação da abordagem correta da comunicação estratégica, são elas:

  • O que: como primeiro estágio, determina-se a mensagem que a empresa deseja passar, informações que podem ser trabalhadas estrategicamente de acordo com o público-alvo;
  • Como: em seguida, define-se os canais de comunicação que serão utilizados para se comunicar e dar suporte às pessoas;
  • Quem: define-se a segmentação do público-alvo para que se possa dar continuidade com os objetivos e as metas.

Essas etapas facilitará o planejamento estratégico, diferenciando a empresa das demais, apresentando um trabalho organizado e focado no público.

Também é importante levar em consideração a marca, a identidade da empresa. Ao planejar uma boa comunicação estratégica mantenha sempre sua marca presente, deste modo, ao executar os procedimentos corretamente estará agregando credibilidade, valor e confiança à empresa.

A importância nos tempos atuais

Como bem sabemos, em meio à pandemia não está fácil manter um empreendimento ativo. Segundo os dados do IBGE, cerca de 522 mil empresas foram fechadas este ano, sendo assim, manter uma comunicação estratégica é um ponto de grande importância para manter os negócios ativos.

Através desta metodologia é possível preservar a presença no mercado por meio de canais de comunicação, os quais são muito utilizados por todos, tornando o percurso desse momento difícil mais tranquilo.

Por fim, não deixe de empregar esse recurso, pois irá favorecer na imagem de seu empreendimento, mantendo-o ativo e bem visto pelo público.


Para ajudá-los nessa caminhada, oferecemos ferramentas estratégicas práticas, com o objetivo de unificar os meios de comunicações, confira aqui nossas melhores ferramentas.

Author avatar
Alana Santos
https://journal.ulti.com.br/