Comunicação interna | Quais seus benefícios e como aderir na empresa

Contato interno

Ao falarmos de comunicação nas empresas sempre priorizamos o público externo, esquecendo-se que a cominuição interna é de grande importância para alcançar resultados positivos. Sendo assim, abordaremos os benefícios e a implementação dessa metodologia, contudo, antes de prosseguirmos, vamos conhecer melhor o seu conceito básico.


Comunicação interna

A comunicação interna é responsável por utilizar métodos para compartilhar informações de relevância para todos da corporação, desde sua missão, visão, estratégias, objetivos organizacionais etc. Semelhantemente, ela pode ser definida como um setor de planejamento, o qual define objetivos que facilitam a interação entre a corporação e seus colaboradores. 

A prática da comunicação interna é dividida em duas principais categorias: comunicação vertical e comunicação horizontal.

  1. Vertical: ocorre quando há comunicação entre colaboradores e gestores, funcionários de diferentes níveis hierárquicos na empresa;
  2. Horizontal: ocorre quando colaboradores do mesmo nível hierárquico comunicam-se.

Benefícios

Sabemos que é praticante impossível evitar 100% as dificuldades e as desavenças nas empresas, não é mesmo? Porém, a implementação dessa metodologia certamente trará resultados positivos, pois um contato interno eficaz proporciona benefícios notáveis.

Contato interno

Em primeiro lugar, a comunicação interna incentiva o relacionamento entre as pessoas, aumentando o respeito, diminuindo os conflitos e fazendo com que trabalhem em harmonia.

Como consequência, funcionários satisfeitos geram maior produtividade e exercem suas atividades com mais eficiência.

Além disso, com um clima mais pacífico e interativo, torna-se fácil a integração de novos colaboradores no ambiente de trabalho, incentivando-os a seguir a metodologia comunicativa.

Portanto, demonstrar o respeito e o interesse pelo bem-estar dos funcionários, é um requisito que manterá sua empresa com uma imagem positiva entre os profissionais e outras organizações.


Para muitas empresas aderir a essa metodologia pode parecer difícil e trabalhoso. No entanto, basta possuir uma equipe especializada em definir os objetivos a serem alcançados e utilizar ferramentas que facilitem o compartilhamento do mesmo.

Assim, torna-se atrativo para os funcionários que estarão integrados ao objetivo contribuindo para o desenvolvimento da empresa.

Por fim, nossa plataforma UNA é a ideal para manter a comunicação entre todas as equipes e colaboradores, oferecendo chat, voz, e-mail, tudo em uma única interface e conectado tanto fora quanto dentro do local de trabalho. Conheça aqui essa e outras soluções em comunicação para sua empresa.

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Alana Santos
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