Início do PABX | Saiba qual é sua origem e evolução

Já falamos anteriormente sobre a implementação do PABX na área de comunicação das empresas – confira aqui. Contudo, hoje vamos abordar um pouco sobre o início do PABX, desde sua origem até a sua evolução como a conhecemos atualmente.

Então, acompanhe a seguir e saiba mais sobre o início do PABX.


Início do PABX

Origem

O rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação do século XIX, e foi através do telefone que a comunicação empresarial foi sendo aprimorada. No entanto, no início não era possível realizar a transferência de chamadas para diferentes ramais, e a comunicação ficava limitada de um telefone para o outro.

Foi então que originou-se o início do PABX, no final do século XIX, cujo o primeiro conceito criado foi o PBX (Private Branch Exchange), traduzido para “Troca de Ramal Privado”.

O PBX funcionava de forma manual, sendo necessária uma central telefônica com painéis onde uma telefonista realizava a transferência da chamada manualmente.

Essas centrais disponibilizavam em seus painéis até 15 unidades de linhas, de acordo com seu modelo e marca.

Após a criação do PBX a comunicação continuou a evoluir, e assim, o PBX se tornou PABX (Private Automatic Branch Exchange), que pode ser traduzido para “Troca Automática de Ramal Privado”. E é sobre essa evolução que iremos falar agora. Veja a seguir.

Evolução

Nessa evolução, o trabalho que antes era manual passa a ser automático. E agora, o PABX é uma central telefônica automática que torna os ramais mais inteligentes e traz praticidade para as empresas.

Início do PABX

A nossa central telefônica automática, em específico, facilita para o setor de Contact Center ao oferecer comunicação unificada, chatvoice, chatbot e até mesmo monitoramento de qualidade.

Além disso, nosso PABX possui um gerenciamento amigável, permitindo a reconfiguração de ramais, mensagens, acesso e bloqueio com tela intuitiva. Sem contar que, sua configuração centralizada permite que o administrador gerencie o PABX por uma interface web.

E não podemos deixar de falar da mobilidade que o PABX oferece ao permitir ouso do aplicativo em smartphones e computadores, possibilitando vincular o ramal interno com esses dispositivos. Sendo assim, é a ferramenta ideal para as empresas que desejam praticidade na comunicação.


O início do PABX abriu portas para grandes melhorias na área da comunicação, facilitando não só a comunicação externa mas também a interna. Dessa forma, não deixe de acompanhar a evolução utilizando a central telefônica PABX, tornando-se excelência em comunicação.

Por fim, confira aqui nossas melhores soluções em comunicação e desfrute de diversas vantagens para a sua empresa.

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Alana Santos