Certamente há problemas da comunicação que muitos desconhecem, ou, simplesmente descartam como algo sem importância. E é por isso que hoje, vamos abordar um pouco desses problemas que podem impedir uma boa comunicação empresarial, apresentando algumas soluções.
Problemas da comunicação
- Ferramentas de comunicação inadequadas;
- Comunicação estratégica ineficaz;
- Falta de comunicação integrada;
- Problemas na organização;
- Falta de feedback.
Os problemas citados acima, são básicos mas de suma importância para as empresas. Sendo assim, vamos nos aprofundar em cada um deles já apresentando formas de melhoria para cada tópico. Vamos lá?!
Ferramentas de comunicação inadequadas
Nos últimos tempos as empresas aderiram à ferramentas tecnológicas para a comunicação empresarial, tanto interna quanto externa. Mas este fato não torna o meio comunicativo melhor, pois muitas ferramentas utilizadas são consideradas ultrapassadas.
A falta de investimento em ferramentas de comunicação pode gerar grandes problemas para as empresas uma vez que é através delas que se faz grande parte do trabalho. Por isso, as empresas devem atentar-se na utilização de bons softwares, sistemas de comunicações, entre outras ferramentas que você pode encontrar aqui mesmo, em nossas soluções de comunicações.
Comunicação estratégica ineficaz
Toda corporação possui estratégias, missão, visão e valores, porém, o problema é que pouco dessas informações são compartilhadas com toda a companhia, limitando-se apenas aos membros da administração e conselho.
Esse feito torna a comunicação estratégica ineficaz, pois os colaboradores precisam saber dos objetivos da empresa antes adotarem qualquer ação, independente de seu cargo, trazendo assim, eficácia na comunicação empresarial.
Então, não deixe de divulgar aos colaboradores a missão, visão e os valores da corporação, para que eles sintam-se parte responsável e compreendam a importância do papel organizacional que exercem.
Falta de comunicação integrada
Um déficit na comunicação entre os colaboradores pode gerar problemas como atrasos nos prazos de entregas de projetos, desinformações e muito mais. Isso se dá por não haver uma comunicação integrada, o que prejudica os colaboradores em ter uma boa interação e organização no trabalho.
Problemas na organização
A organização da empresa é algo importante para a comunicação. Na comunicação, a falta de organização pode gerar atrasos em projetos e até mesmo a perda de documentos e arquivos importantes. Nesses casos, uma boa solução são as ferramentas de integração, pois elas garantem a organização desses arquivos e documentos.
Há também a necessidade de gravar e organizar chamadas, e-mails e conversas por chat, para isso, utilize a ferramenta Gravação (Record), ela permite localizar os arquivos de gravação com o uso de filtros avançados capazes de identificar ramais, duração de chamadas, hora ou mesmo informações inseridas por outros softwares integrados.
Uma boa organização traz bons resultados e agilidade no trabalho dos colaboradores.
Falta de feedback
Por fim, o feedback é importante nas empresa e faz parte da comunicação estratégica. Sem o feedback o RH, líderes ou participantes do conselho não saberá se tudo está conforme o esperado.
Implementar o hábito do feedback na corporação permitirá uma análise ampla dos problemas e uma forma mais acessível para poder eliminá-los. Sendo assim, não deixe esse tópico de fora e facilite a comunicação entre os colaboradores e seus líderes ou RH.
Diante disso, vimos o quão importante é a comunicação para as empresas e suas várias formas de melhoria. Então, não deixe de conferir aqui nossas melhores soluções para você, acompanhando sempre nossas melhores dicas e notícias.
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