Back

Tendências para 2022 | Conheça as tendências da comunicação

Como sabemos, a comunicação não só empresarial como também pessoal sofreu diferentes mudanças nos últimos anos. Devido a isso, vamos abordar algumas tendências de 2022 na área da comunicação de grande utilidade para a sua empresa. Acompanhe a seguir.


Tendências para 2022

Com a transformação na comunicação, muitas empresas tiveram que se adaptar para continuarem ativas no mercado. Com isso, começaram a utilizar estratégias e ferramentas na área da comunicação que viraram tendências para 2022.

Confira abaixo algumas dessas tendências.

1ª – Bots

Criados para diminuir a demanda no atendimento, os bots são programas que oferecem um atendimento automatizado.

Trata-se, então, de um facilitador para o consumidor e para a empresa ao eliminar horas de espera de um atendimento. E é por isso que os bots são tendências que vem ganhando espaço na área da comunicação.

2ª – Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é uma tendência que está cada vez mais em destaque entre as empresas. É mais uma forma de manter-se em contato com o consumidor, seja através de artigos, vídeos ou outros materiais em diferentes formatos e plataformas.

3ª – Plataformas de comunicação

Já as plataformas de comunicação, oferecem a praticidade e a flexibilidade no atendimento. É uma das principais mudanças na comunicação que veio para ficar.

Com plataformas de comunicação multicanal, as empresas passam a oferecer uma variedade de escolha para os consumidores. Além disso, torna o trabalho dos atendentes mais prático e eficaz.

4ª – Captação de dados

A captação de dados, por sua vez, é algo que facilita conhecer o consumidor e manter uma estratégia de comunicação agradável. No entanto, é preciso estar de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).


Em suma, muitas mudanças dos últimos anos e, principalmente em decorrência da pandemia, foram de grande importância para as empresas manterem-se conectadas com o consumidor. Foram mudanças que fizeram a diferença positivamente e acabaram virando tendências para 2022.

Sendo assim, não deixe de aplicar essas tendências que vieram para facilitar a comunicação interna e externa da sua empresa. E por fim, confira aqui algumas plataformas de comunicação para o seu Contact Center.