Na hora de adquirir um produto ou serviço o atendimento ao consumidor está sendo mais requisitado que seu valor financeiro. É por isso que diferentes canais de atendimento são utilizados diariamente, para manter uma comunicação eficaz que ofereça um acompanhamento completo e satisfatório ao consumidor.
Além disso, sabemos que rapidez e eficiência são elementos fundamentais na hora do suporte ao cliente, e com um bom atendimento é possível impulsionar as vendas e manter uma imagem positiva da empresa. Vamos então, conhecer os principais meios de comunicação utilizados.
Canais de atendimento
As empresas podem adotar diversas formas para comunicar-se com o cliente, pois felizmente, a tecnologia proporciona ferramentas da comunicação que facilitam o atendimento. Assim também, é possível escolher a melhor metodologia, como exemplo o método Omnichannel, que permite conectar esses diferente recursos.
Sem dúvida, entre os canais de atendimento mais usados estão: e-mail, comunicação telefônica e ferramentas de autoatendimento que inclui chatbot e/ou chatvoice.
Uma vez que é considerado um dos meios comunicativos mais utilizados, o e-mail requer uma comunicação mais formal e permite o envio de arquivos com facilidade, no entanto seu tempo de resposta pode não ser imediato.
Trata-se de um canal de atendimento que demanda estratégia sendo mais conveniente para o marketing da empresa.
Comunicação telefônica
A forma mais tradicional de atendimento. A ligação continua sendo a forma mais efetiva de comunicação para casos complexos ou simplesmente para quem prefere falar diretamente com um atendente.
A partir de uma ligação, além do suporte ao cliente é possível oferecer serviços de televendas, telemarketing, entre outros.
Autoatendimento
Os canais de autoatendimento, como o nome sugere, permite ao consumidor resolver questões de forma autônoma, sem precisar da ajuda de um atendente. Através de Unidades de Resposta Automática (URA), é possível criar árvores de decisões inteligentes para chatbot, chatvoice etc.
Sendo assim, o autoatendimento traz agilidade, redução de custos operacionais e também facilita o atendimento primário, encaminhando para um atender se for necessário.
Existem também outros canais de atendimento como as redes sociais, a famosa ouvidoria, exclusiva para reclamações, e o FAQ, uma página de dúvidas frequentes que muitas vezes pode ser de grande utilidade.
Utilizando ferramentas da comunicação
O Omnichannel mencionado anteriormente, certamente é a metodologia ideal para administrar essas ferramentas da comunicação. Ela possibilita que seus atendentes possam usufruir de todos os canais apresentados neste artigo em uma única interface.
A fim de proporcionar dinamismo e flexibilidade no atendimento, apresentamos nossa plataforma multicanal, o Interact, ideal para administrar no método Omnichannel.
Por fim, confira aqu nossas melhores soluções em comunicação para sua empresa.