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Comunicação interna | Quais seus benefícios e como aderir na empresa

Ao falarmos de comunicação nas empresas sempre priorizamos o público externo, esquecendo-se que a cominuição interna é de grande importância para alcançar resultados positivos. Sendo assim, abordaremos os benefícios e a implementação dessa metodologia, contudo, antes de prosseguirmos, vamos conhecer melhor o seu conceito básico.


Comunicação interna

A comunicação interna é responsável por utilizar métodos para compartilhar informações de relevância para todos da corporação, desde sua missão, visão, estratégias, objetivos organizacionais etc. Semelhantemente, define-se também como um setor de planejamento, o qual define objetivos que facilitam a interação entre a corporação e seus colaboradores.

A prática da comunicação interna é dividida em duas principais categorias: comunicação vertical e comunicação horizontal.

  1. Vertical: ocorre quando há comunicação entre colaboradores e gestores, funcionários de diferentes níveis hierárquicos na empresa;
  2. Horizontal: ocorre quando colaboradores do mesmo nível hierárquico comunicam-se.

Benefícios

Sabemos que é praticante impossível evitar 100% as dificuldades e as desavenças nas empresas, não é mesmo? Porém, a implementação dessa metodologia certamente trará resultados positivos, pois um contato interno eficaz proporciona benefícios notáveis.

Contato interno

Em primeiro lugar, a comunicação interna incentiva o relacionamento entre as pessoas, aumentando o respeito, diminuindo os conflitos e fazendo com que trabalhem em harmonia.

Como consequência, funcionários satisfeitos geram maior produtividade e exercem suas atividades com mais eficiência.

Além disso, com um clima mais pacífico e interativo, torna-se fácil a integração de novos colaboradores no ambiente de trabalho, incentivando-os a seguir a metodologia comunicativa.

Portanto, demonstrar o respeito e o interesse pelo bem-estar dos funcionários, é um requisito que manterá sua empresa com uma imagem positiva entre os profissionais e outras organizações.


Para muitas empresas aderir a essa metodologia pode parecer difícil e trabalhoso. No entanto, basta possuir uma equipe especializada em definir os objetivos e utilizar ferramentas que facilitem o compartilhamento do mesmo.

Assim, torna-se atrativo para os funcionários que estarão integrados ao objetivo contribuindo para o desenvolvimento da empresa.

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