Sabemos que a comunicação organizacional, geralmente, apresenta alguns desafios para as em empresas que precisam ser trabalhados – confira aqui. Contudo, é o tipo de comunicação que possui grande importância na área corporativa.
E é por isso que vamos conhecer as 4 categorias da comunicação organizacional, pois quanto mais soubermos sobre elas, mais fácil será implementar e trabalhá-las.
4 categorias da comunicação organizacional
De modo simplificado, a comunicação organizacional refere-se ao modo como uma empresa conversa tanto com seu público externo, quanto o interno. E esse tipo de comunicação engloba 4 categorias:
- Interna;
- Institucional;
- Administrativa; e
- Mercadológica.
Vamos, então, saber um pouco sobre cada uma dessas categorias. Acompanhe a seguir.
1ª – Interna
Para alcançar as metas e objetivos, uma empresa precisa de boas equipes que trabalhem em harmonia. E a comunicação interna nada mais é um modo de melhorar a comunicação entre os funcionários.
2ª – Institucional
Voltada ao público externo, a comunicação institucional é a responsável por criar estratégias que visam facilitar a comunicação com clientes e fornecedores, por exemplo, e criar uma imagem positiva da empresa, garantindo fidelidade e mantendo-se ativa no mercado.
3ª – Administrativa
Essa categoria visa analisar os dados, planejar e coordenar os recursos mantendo o baixo custo-benefício e a alta lucratividade.
4ª – Mercadológica
Com foco nas estratégias de publicidades, vendas direta ou indireta, promoção, etc., a comunicação mercadológica tem como objetivo valorizar os produtos e serviços da marca, potencializando assim, suas vendas.
As 4 categorias da comunicação organizacional são importantes para garantir o sucesso da empresa, por isso, não deixe de analisar cada uma delas dentro do seu negócio e, se preciso for, melhorá-las para usufruir de suas vantagens.
Por fim, acompanhe em nosso blog informações não só para a comunicação do seu negócio, como também para a segurança contra os riscos do incêndio.