Back

6 desafios da comunicação organizacional

Para as empresas, a comunicação organizacional visa promover uma cultura consolidada tanto interna quanto extremamente com o objetivo de formar uma imagem positiva da marca. Em outro artigo recente, é destacado seu conceito e classificação – confira aqui.

No entanto, hoje iremos conhecer quais são os desafios da comunicação organizacional, e para isso, listamos os 6 principais deles, então, saiba mais a seguir.


Desafios da comunicação organizacional

1⁰ – Comunicação vertical

Desafios da comunicação organizacional

A comunicação vertical, ou seja, o contato entre os líderes e seus funcionários, é um grande desafio para muitas organizações, fazendo com que a missão e a cultura da empresa se percam.

2⁰ – Equipes desengajadas

Uma equipe bem engajada, assim como bem treinada, está preparada para qualquer ação em prol da empresa. Porém, para muitas empresas ainda é um desafio engajar as equipes, fazer com que se ajudem e trabalhem em conjunto para melhorar a produtividade e alcançar bons resultados.

3⁰ – Tecnologias inadequadas

Desafios da comunicação organizacional

Mais um dos desafios da comunicação organizacional é o uso de tecnologias inadequadas. Sem as ferramentas de comunicação certas, não só a comunicação entre os funcionários é prejudicada, como também a comunicação com os fornecedores, clientes, etc.

4⁰ – Comunicação estratégica

Manter uma boa comunicação estratégica também é um problema em muitas organizações, uma vez que ela é a responsável por compartilhar diversas informações de importância, desde mensagens institucionais até promover um serviço ou produto da empresa.

5⁰ – Falta de recursos e/ou investimento

Desafios da comunicação organizacional

É comum que as empresas destinem seus recursos e investimentos para as principais áreas que geram lucratividade, deixando de lado a comunicação e, como consequência, acaba afetando a produtividade e o engajamento dos funcionários.

6⁰ – Missão, visão e cultura desalinhados

O último dos desafios da comunicação organizacional: o desalinhamento da missão, visão e cultura da empresa. Sem o alinhamento desses três pilares, tudo aquilo que for compartilhado tanto no ambiente interno quanto no externo, podem entrar em conflito e causar desinformação e tornar a imagem da empresa negativa.


Se a sua empresa encontra-se em algum desses desafios de comunicação organizacional, não deixe de realizar uma análise e implementar melhorias, podendo começar com a melhoria no engajamento das equipes e a implementação de tecnologias da comunicação adequadas.

Para este último citado, você pode conferir aqui, em nossos produtos, as melhores soluções para o seu negócio.