Muitas empresas deixam de se destacar ou evoluir por falta de comunicação, por isso, é um assunto muito discutido hoje em dia. Sabendo dessa informação, vamos abordar 7 dicas de como manter uma comunicação assertiva, ajudando você a se tornar um bom profissional.
Então, confira a seguir nossas 7 dicas e um bônus ao final delas.
Como manter uma comunicação assertiva
Antes de mais nada, a comunicação assertiva requer que a pessoa demonstre segurança ao falar e seja direta. E como já mencionamos anteriormente, assertividade não é agressividade – confira aqui. Sendo assim, você pode seguir nossas dicas abaixo sem receio.
7 dicas práticas
1. Fique atento
A comunicação pode acontecer por meio verbal ou não-verbal, devido a isso, fique atento também aos sinais, gestos e expressões. Assim, é possível se adequar de forma prática na comunicação assertiva.
2. Preze seus valores e direitos
Prezar seus valores e diretos dará a você a autoconfiança e segurança necessárias para manter um comportamento assertivo na hora da comunicação.
3. Cuidado ao se expressar
O modo como nos expressamos afeta e muito na comunicação, e é por isso que precisamos cuidar no modo como falamos e nos expressamos fisicamente. Se expressar de forma positiva, mantendo o respeito e a calma ajuda a manter uma boa comunicação sem gerar problemas.
4. Tenha conhecimento
Ter um bom conhecimento não só técnico como também geral, facilita manter uma comunicação assertiva na empresa.
Essa área irá ajudá-lo a ter embasamento, capacidade argumentativa e um bom diálogo. Mas não se preocupe se lhe faltar algum conhecimento durante uma comunicação, aproveite para aprender sobre o assunto.
5. Saiba aceitar feedbacks
Isso mesmo! Para manter uma comunicação assertiva é importante estar aberto ao receber tanto críticas como elogios. São os feedbacks que irão ajudar a melhorar cada vez mais, mas caso não concorde com algo esteja preparado para lidar e argumentar da forma mais respeitosa e cordial possível.
6. Esteja sempre em evolução
Procure estar sempre evoluindo, não só em conhecimentos mas também na comunicação em si. Evoluir é essencial para alcançar bons resultados e construir bons relacionamentos.
7. Nem tudo está sob seu controle
Certamente haverá momentos em que pessoas irão perder o controle durante uma conversa. É por isso que é importante se lembrar de que nem tudo está sob seu controle, exceto você mesmo.
Então, mesmo em situações difíceis, faça o possível para manter o autocontrole e evitar responder de forma irascível. Assim, você vai estar mantendo a assertividade na comunicação, mesmo que a outra pessoa não esteja.
8. Seja um intermediário na comunicação (Bônus)
Esse é um bônus de grande valor que faz parte de como manter uma comunicação assertiva. Pois ao ser intermediário e ajudar colegas que tenham dificuldades para se expressar, além da sua boa ação, você estará incentivando esses colegas a praticarem esse método.
Por fim, a comunicação é vital para o desenvolvimento da empresa, pois uma companhia onde seus colaboradores se comunicam corretamente, certamente alcançará suas metas.
Confira aqui algumas ferramentas de comunicação que facilitará manter esse método assertivo.