A comunicação organizacional é importante para que as empresas alcancem suas metas e objetivos, além disso, é de grande relevância para a imagem da corporação. Sendo assim, veremos seu conceito e as principais classificações, que tratam-se de métodos comunicativos eficientes que são aplicados nas empresas.
Comunicação organizacional
Conceito
A princípio, a comunicação organizacional refere-se à estratégias e ações com o objetivo de manter uma boa comunicação tanto interna quanto externa. Através dela é possível criar um vínculo positivo com os funcionários, fornecedores, clientes, parceiros, etc., mantendo sua empresa ativa no mercado de trabalho.
Classificação
As metodologias dessa comunicação se classificam em: interna, administrativa, instructional e mercadológica. Vamos então, detalhar cada uma delas a seguir.
Comunicação interna
A metodologia interna tem como foco o relacionamento entre os funcionários da corporação. Ao manter uma harmonia entre todos os colaboradores é possível alcançar rapidamente os objetivos da empresa, como resultado sua empresa terá bons desempenhos e funcionários satisfeitos.
Comunicação administrativa
No entanto, a comunicação administrativa consiste em planejamentos estratégicos para manter uma boa produtividade, com custo-benefício e certamente uma lucratividade alta.
Comunicação institucional
A institucional visa o público externo, é a responsável por criar uma imagem positiva para os clientes, fornecedores, etc. E isso ocorre por meio de estratégias da assessoria de imprensa, marketing cultural e outros setores relacionados.
Comunicação mercadológica
O método mercadológico tem como objetivo a imagem e venda dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa. São, geralmente, estratégias de publicidade, promoções, vendas direta ou indireta, visando sempre melhorar a imagem dos produtos/serviços.
Por fim, não deixe de conferir aqui nossas melhores soluções comunicativas para que sua empresa se destaque e fortaleça sua imagem.