Com tantos termos e métodos para obter sucesso nas vendas fica difícil compreendê-los e saber qual o melhor. Contudo, hoje abordaremos o funil de vendas, uma metodologia que estrutura e acompanha o processo de vendas na empresa. Confira os detalhes a seguir.
Funil de vendas
Em primeiro lugar, a ideia de um funil surgiu a partir de um modelo conhecido como AIDA, criado em 1898 por Elias Elmo Lewis. O objetivo era explicar o comportamento das pessoas durante um processo de compra, determinando seus passos até a conclusão da compra.
Contudo, assim como tantas coisas, a ideia foi aprimorada sem perder sua essência, e hoje o funil de vendas trata-se de uma estratégia que acompanha e conduz o cliente durante sua jornada de compra.
Etapas
Essa jornada para acompanhar o cliente é formada por 3 etapas divididas por: topo, meio e fundo. Cada uma dessas etapas possuem ações específicas, sendo assim, vamos conhecê-las separadamente.
Topo do funil – Aprendizado e descoberta
O topo do funil é onde se concentra 90% dos contatos, e é uma fase onde há possíveis leads que não sabem de suas necessidades. De acordo com essa informação, sua equipe de Contact Center precisa estar preparada para um atendimento que conduza a pessoa a identificar suas necessidades, transformando-o em um lead.
Seu contato identificou sua necessidade/problema e tornou-se um lead, em seguida, vamos para o meio do funil de vendas. É uma etapa importante para acompanhar e prosseguir com o processo de compra.
Meio do funil – Reconhecimento do problema
Nessa etapa você encontrará apenas àqueles que ao se informarem, identificaram seus problemas e desejam resolvê-los. Como resultado, sua equipe precisará prestar um auxílio, mostrando como chegar a uma solução.
No entanto, para apresentar uma solução é preciso ter conteúdos e materiais que orientem as pessoas, além de criar uma relação de confiança. Sendo assim, faça um atendimento de qualidade, com informações importantes e detalhadas a respeito da solução oferecida.
Fundo do funil – Decisão de compra
Enfim a última etapa do funil de vendas! Após todo o processo de descoberta e reconhecimento do problema, o lead está convencido de que a solução oferecida por sua empresa é a que ele procura.
Com isso, toda a atenção da sua equipe de atendimento estará focada em fechar negócio, uma vez que não precisa mais convencê-lo da solução ideal. Por fim, faça boas vendas e destaque o atendimento prestado, deixando claro a importância do cliente para a empresa.
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